Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944.

captura-de-tela-2017-01-19-as-13-47-55

Alfredo Ceschiatti (1918–1989). Detalhe do primeiro painel do batistério da Igreja São Francisco de Assis, 1944. Bronze. Igreja São Francisco de Assis (MG).

Alfredo Ceschiatti cria os baixos-relevos da Igreja de São Francisco de Assis em 1944 a pedido do arquiteto Oscar Niemeyer. […] A obra é composta por quatro painéis de bronze fixados sobre uma estrutura de alvenaria em formato curvilíneo que ocupa o interior da Igreja da Pampulha.

Uma análise inicial interessada somente nas figuras distribuídas pelos quatro painéis e no tipo de relação estabelecida entre elas, torna possível o reconhecimento de suas possíveis identidades para, a partir disso, associá-las dentro de uma iconografia. Assumindo, portanto, a região interna oferecida pela sinuosidade do painel e tentando remontar a visualização que seria oferecida caso a entrada ocorresse pela porta principal de vidro, temos como primeiro painel, o composto por duas figuras masculinas inseridas em uma forma oval que funciona como cercadura para a cena, cujo formato se apresenta como côncavo.

[…] A figura anciã quando comparada às demais figuras, especialmente em relação a figura do primeiro painel, se mostra como detentora de uma estatura superior. Possui corpo vigoroso, mas sem musculatura protuberante, cabelos e barba grandes. A expressão fisionômica da figura não se apresenta como indicativo de sua idade avançada, sendo conferida pelo comprimento da barba. Ambas as representações vestem túnica. A afirmação de que se trata de uma divindade fundamenta-se no gestual apresentado por esta figura no primeiro painel: dois dedos em riste em confrontação com os demais abaixados como um “gesto inaugural”. […] A análise do primeiro painel permitiu concluir que uma figura divina estabelece contato com uma figura masculina jovem.

Segundo painelTerceiro painelQuarto painel

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; Guedes, Gisele . TRADIÇÃO E DIÁLOGO: ANÁLISE DO BAIXO-RELEVO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 914-929.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s