Anônimo. Abóbada da seções norte e nordeste: Criação de Adão e Eva; O pecado original e A expulsão do paraíso Mosaico. 1240–1300.

captura-de-tela-2017-01-19-as-15-23-42

Anônimo. Abóbada da seções norte e nordeste: Criação de Adão e Eva; O pecado original e A expulsão do paraíso Mosaico. 1240–1300. Batistério de Florença (Itália).

A iconografia utilizada para o tema “A expulsão do Paraíso” é representada através de três personagens principais: um casal de jovens nus e uma figura alada. O homem e a mulher se encontram, na maioria das vezes, claramente envergonhados de sua nudez e espantados pela reação severa da figura que os expulsam. Ceschiatti, em mesmo sentido, seguiu por essa iconografia ao oferecer a expulsão do paraíso através de um imponente anjo, que ordena a retirada de uma Eva envergonhada e de um Adão que parece pedir clemência.

Não há qualquer destaque para essa sequência de imagens quando comparada às anteriores ou posteriores a ela. Com exceção da representação do Batistério de Florença, não foram encontrados mais exemplos de tal tema. Ao se pesquisar sobre os temas comumente representados no ambiente do batistério, verifica-se uma recorrência temática unânime: o batismo de Jesus por São João Batista.

Para saber mais: Vivas, Rodrigo ; Guedes, Gisele . TRADIÇÃO E DIÁLOGO: ANÁLISE DO BAIXO-RELEVO DA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre: ANPAP, 2016. v. 1. p. 914-929.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s