Mary Magdalene

Mary Magdalene, from an early Christian tradition, is three different women, which either met or followed Christ, combined: the unnamed sinner who, during a meal at the house of Simon the Pharisee, smears the Lord’s feet with perfume and dries them with her hair; Mary of Bethany, sister of Martha and Lazarus, who joined Jesus’ followers, received him in her house and persuaded him to raise her brother from the dead; and finally Mary of the town of Mandela, who was possessed by devils that Jesus exorcised, and who is present both at the Crucifixion and at the Entombment, and whom Christ graces with his first appearance as a Redeemer in the episode known as the Noli me tangere.
      Mary Magdalene is the patron saint of prostitutes, hairdressers, perfumers, and of gardeners. In fine art she is presented with long loose hair; perfume or ointment pot, crown of thorns, mirror are sometimes also present.
See: Fra Bartolommeo The Annunciation, with Saints Margaret, Mary Magdalene, Paul, John the Baptist, Jerome and Francis, God the Father in Glory with St. Mary Magdalene and St. Catherine of Siena.
Botticelli Holy Trinity with Mary Magdalene, St. John the Baptist and Tobias and the Angel (Pala della Convertite).
Caravaggio Penitent Magdalene, The Conversion of Mary Magdalene.
Cima da Conegliano. The Virgin and Mary between St. John the Baptist and St. Mary Magdalen.
Carlo Crivelli. St. Catherine of Alexandria, St. Peter, and Mary Magdalene.
Honore Daumier. St. Magdalene in the Desert.
El Greco St. Mary Magdalene. Mary Magdalen in Penitence. Mary Magdalen in Penitence. Mary Magdalen in Penitence with the Crucifix.
Gentile da Fabriano. St. Mary Magdalene, St. Nicholas of Bari, St. John the Baptist, St. George.
Jean Hey, Master of Moulin.Portrait Presumed to be of Madeleine of Burgundy Presented by St. Madeleine.
Alexander Ivanov The Appearance of Christ to Mary Magdalene.
Georges de La Tour. Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene.
Filippino Lippi  Mary Magdalene.
Fra Filippo Lippi The Adoration with St. Joseph, St. Jerome, Mary Magdalene and St. Ilarion.
Hans Memling St. John the Baptist and St. Mary Magdalen.
Pietro Perugino. Mary Magdalene.
Piero della Francesca. St. Mary Magdalene.
Jusepe de Ribera. The Penitent Magdalen.
Luca Signorelli. SS. Catherine of Siena, Mary Magdalene and Jerome. The Crucifixion with St. Mary Magdalen.
Jan van Scorel. Mary Magdalene.
Henryk Siemiradzki. Christ and Sinner. The First Meeting of Christ and Mary Magdalene.
Titian Noli me tangere. Madonna and Child with Mary Magdalene. Penitent St. Mary Magdalene. St. Mary Magdalene.
Rogier van der Weyden Deposition. St. Mary Magdalene, Nicodemus, and a Servant, Mary Magdalene, Braque Triptych. St. Mary Magdalene.

3 comentários em “Mary Magdalene

  1. 3º periodo de Publicidade e Propaganda Tarde.
    Daniel Egidio de Freitas Rosa.
    icone iconografico das imagens acima.

    Em quase todas as fotos percebe-se cenas onde aparece a virgem Maria, e Maria Madalena que está presente em todas as cenas, em situações referente a história de Jesus Cristo.

  2. OBRAS ANALISADAS:
    1.Caravaggio Penitent Magdalene.
    2.Honore Daumier. St. Magdalene in the Desert.
    3.El Greco St. Mary Magdalene. Mary Magdalen in Penitence. Mary Magdalen in Penitence. Mary Magdalen in Penitence with the Crucifix.
    4.Georges de La Tour. Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene, Repenting Magdalene.
    5.Titian St. Mary Magdalene.

    ELEMENTOS PRESENTES:
    Através da análise das imagens selecionadas de Maria Madalena, percebe-se suas vestes, não fartas, apenas panos para cobri-la, deixando-a seminua e nua, com seu seio descoberto. Cabelos longos e ondulados, fisionomia triste, sofrida, geralmente na penitência ou deserto. Há também um crucifixo, ou seja, mesmo que não na forma humana, Jesus e Deus estão presentes. Se mostra reflexiva, olhar distante. Aparenta clamar a Deus misericórdia, piedade, quando sofre. Há objetos, além do cucifixo, como uma caveira e um livro. Há pouca cor nas imagens, suas vestes são na maioria cores pálidas, como branco, cinza, há vermelho, tons marrons. Em algumas imagens está bem vestida, coberta.

    TEMA:
    Maria Madalena, em ambas as imagens analisadas, está na penitênciária, sofrendo, parecendo clamar a Deus por piedade para livrá-la. No deserto há também sofrimento. Seu olhar para o alto mostra a fé em Cristo. Apesar de ser considerada santa, também sofreu.

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Aluno: Maria Teresa de Abreu Tomasovich.
    Publicidade e Propaganda – 3° Período – Manhã

  3. 3° período de Publicidade e Proganda- Puc Minas- Manhã
    Nome: Nathália Gresta

    Obras analisadas:
    1 – The Penitent Magdalen de Jusepe de Ribera.
    2 – Penitent Madalene de Caravaggio
    3 – St. Mary Magdalene; Mary Magdalene in Penitence; Mary Magdalene in Penitence with the crucifix de El Greco
    4 – St. Magdalene in the Desert de Honore Daumier
    5 – Repenting Madalene de Georges de la Tour
    6 – The crucifixion whit St. Mary Magdalene de Luca Signorelli
    Elementos presentes:
    A mulher representa a Maria Madalena, que em grande parte das obras traja roupas com tons de vermelho e pardos, tanto de forma mais extravagantes quanto trajes mais simples, chegando até mesmo a estar nua.
    Cebelos ruivos e longos.
    As mãos estão sempre voltadas para o céu, assim como seus olhos.
    Sua expressão facial demonstra um momento de confissão, arrependimento, reflexões, ela faz penitência dos seus pecados.
    Algumas obras apresentam elementos como uma caveira, representando a morte de Jesus Cristo, e um frasco de perfume a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário, e também a cruz representando a crucificação.
    Tema:
    Como Maria Madalena é o personagem central das obras, as mesmas não possuem uma vastidão de elementos iconográficos, os artistas procuraram focar as expressões corporais de Madalena e sua devoção por Jesus Cristo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s