Christ and Woman Taken in Adultery.

Christ and Woman Taken in Adultery. This episode is described by St. John (8:2-11). The Pharisees brought to Christ a woman caught in adultery; under the Jewish law she should have been stoned, but Romans forbade the Jews to enforce the death penalty. Pharisees waited what Christ would say in hope that he would offend either Jews or Romans. Christ said nothing but wrote in the dust, ‘That one of you who is faultless shall throw the first stone’. At this the woman’s accusers left, and Christ said to the woman, ‘You may go; do not sin again’.
See: Lucas Cranach the Younger Christ and the Woman Taken in Adultery.
Lorenzo Lotto Christ and the Adulteress.
Vasiliy Polenov Christ and Woman Taken in Adultery.
Nicolas Poussin Christ and the Woman Taken in Adultery.
Rembrandt. Christ and the Woman Taken in Adultery.

4 comentários em “Christ and Woman Taken in Adultery.

  1. As figuras do post “Christ and Woman Taken in Adultery” apresentam alguns temas recorrente:
    – Aglomerado de pessoas de feições curiosas ou enraivecidas.
    – Em meio ao aglomerado sempre há uma figura feminina de feições tristes dirigidas ao chão.
    Com exceção das obras de Vasiliy Polenov e Rembrandt há também:
    – Figura masculina central com vestes em azul e vermelho.

  2. O tema do artigo “Christ and Woman Taken in Adultery” é o episódio em que os fariseus apresentam para Jesus Cristo uma mulher que havia sido encontrada em adultério. Os elementos comuns nas cinco imagens analisadas são:

    – A mulher encontrada em adultério representada em uma posição de humildade e vergonha (com a cabeça baixa, ajoelhada);

    – Aglomeração de homens para acusar a mulher;

    – Homens com os dedos e braços levantados, acusando a mulher;

    – Homens que parecem soldados;

    – Jesus Cristo retratado de forma misericordiosa.

  3. Nas obras que representam o tema Christ and Woman Taken in Adultery, pode-se perceber a presença de uma única mulher e sempre com a cabeça baixa, em volta dessa mulher possui muitos homens, sendo que alguns fazendo uma cara feia, mostrando agressividade, e outros apontando para a mulher, como se estivessem acusando ela de ter feito algo.
    Não é marcante em todas as obras, mas na obra de Lorenzo Lotto e Lucas Cranach the Youger é possível ver uma pessoa branca, com barba e cabelos grandes, fazendo um gesto tentando defender a mulher.

  4. http://www.abcgallery.com/C/cranach/ycranach1.html
    http://www.abcgallery.com/L/lotto/lotto7.html
    http://www.abcgallery.com/P/poussin/poussin87.html
    http://www.abcgallery.com/R/rembrandt/rembrandt173.html

    Quanto à pré-iconografia, temos uma mulher, uma figura masculina e vários outros homens ao redor.
    A mulher está sempre em posição de submissão, com os olhos no chão, demonstrando tristeza. A figura masculina central esta sempre entre ela e o grupo de pessoas que estão enraivecidas e agressivas.
    A análise iconográfica está em um fato bíblico, descrito por São João (8:2-11). Os romanos trazem a Cristo uma mulher apanhada em adultério; sob a lei judaica, ela deveria ter sido apedrejada, mas Cristo proibiu os judeus romanos para impor a pena de morte. É a representação do momento em que Cristo diz: ”Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”.

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