Christ’s Descent into Hell or Descent into Limbo

The legend can be found in the Apocryphal text, the Gospel of Nicodemus. After his Resurrection, Jesus descended into Hell and led the just, the patriarchs, the prophets of the Old Testament and Adam and Eve, into the light. Later a clarity was introduced that all of them were not in Hell, but in the bordering region, Limbo (from the Latin word limbus, a hem); it was taught that because they lived and died before the Christ’s self-sacrifice for peoples redemption, they were put in the lower place until such time when Jesus could liberate them.
       The story was later retold in the Golden Legend.
See: Agnolo Bronzino. Christ in Limbo.
Duccio di Buoninsegna. Maestà: Christ in Limbo.
Fra Angelico. Christ in Limbo.
 

4 comentários em “Christ’s Descent into Hell or Descent into Limbo

  1. Nas figuras do post “Christ’s Descent into Hell or Descent into Limbo” são recorrentes os elementos:
    – Figura masculina em destaque, segurando uma aste e bandeira (de fundo branco e cruz vermelha).
    – Aglomeração de pessoas em posição de referência ao homem de destaque citado.
    – Algumas figuras sombrias e monstruosas no entorno dos dois primeiros elementos.

  2. Os elementos que se repetem nesse post são:
    – um homem se sobressaindo em relação a um aglomerado de outros homens.
    – todos estão virados para o homem em destaque.
    – um dos homens aglomerados se encontra mais próximo a figura em destaque, que lhe dá atenção.
    – o homem em destaque segura uma aste com um símbolo em sua extremidade.

  3. Podemos analisar como elementos iconográficos do tema ‘Christ’s Descent into Hell or Descent into Limbo’

    1. Um homem que se destaca em relação às outras pessoas existentes na obra;

    2. Este mesmo homem possui uma espécie de coroa em sua cabeça e segura sempre um mastro com uma bandeira em uma de suas mãos;

    3. Existe uma aglomeração de pessoas voltadas todas a esse mesmo homem;

    4. Um homem em meio à essa aglomeração de pessoas toca a mão do homem em destaque.

    Rhaissa F. B. L. M e Silva
    Publicidade e Propaganda – Tarde
    3º Período PUC Minas

  4. Imagem escolhida: Christ in Limbo de Agnolo Brozino.
    – Pré-iconografia
    – Factual: Formada numa estrutura triangular, o cenário é uma caverna, mas não está completamente no subterrâneo por haver algumas passagens de luz, personagem central com manto azul, personagens aparentemente velhos e indo na direção do personagem central, personagem de aparência sombria abaixo do personagem central, mulher nua se cobrindo no canto direito, rostos na parte baixa, bandeira branca com cruz vermelha na mão do personagem central.
    – Expressional: O personagem central de manto azul tem uma expressão piedosa e as pessoas que estão aparentemente sendo libertadas tem uma expressão de surpresa e clemência. O personagem que está sob os pés do personagem central não tem o olhar voltado para ele assim como os outros e parece fugir.

    – Iconografia
    – Os elementos comuns na imagem são, o personagem central sempre aparece segurando a bandeira, sempre de manto, sempre barbado e sempre tendo um halo adornando a cabeça. Sempre existe um personagem de aparência sombria embaixo dos pés do personagem central. Os personagens que aparentam clemência também aparecem nas imagens. O ambiente é sempre cavernoso.
    – A peça representa o momento bíblico em que Jesus desce ao Limbo resgatando os profetas do antigo testamento e Adão e Eva.

    – Iconologia
    – Nas outras duas imagens, o personagem que aparentemente representa satanás está embaixo de um portão e tem uma aparência não humana. Na obra de Fra Angelico, os resgatados aparecem com um halo em volta da cabeça, e não estão ajoelhados como nas outras. Na obra de Duccio di Buoninsegna as cores da bandeira são invertidas.
    – Nenhuma das alterações trocam o significado dos símbolos iconográficos.

    Matheus Lima
    PUC-MG | Publicidade e Propaganda
    3º Período | Manhã

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